Slow Marketing na prática: Passo a passo de como aplicá-lo

Já falei por aqui sobre o conceito do Slow Marketing e como ele é parte de um movimento muito maior que busca desacelerar o ritmo da vida para podermos fazer tudo com mais propósito. Clareza e consistência no seu ritmo são fundamentais para iniciarmos a jornada do Slow Marketing na prática.

A seguir você encontra um resumo do que mais é necessário para construir uma comunicação que faça sentido para o seu negócio tanto quanto para você mesmo.

PASSO 1: Defina o lugar que você quer ocupar no mercado e escreva a sua própria narrativa

Aí dentro de você existe um chamado, uma vontade de fazer a diferença, de mudar a forma de pensar e de viver das pessoas. Você quer ajudar, nem que seja um pouquinho, a transformar a dura realidade que você sabe que seus clientes vivem. Essa vontade é o lugar que você quer ocupar.

Comunicar o que você faz começa com você se apropriando da sua história, e contando-a para você mesmo, escrevendo, repetindo. Quanto mais você explica, de várias formas, qual é o papel que quer ocupar no mercado e qual transformação deseja causar, mais fácil vai ficando para contá-la e se diferenciar.

A história é o seu universo, seu jeito de enxergar o mundo e é fundamental no Slow Marketing na prática. Esse universo precisa ser claro o suficiente para você poder explicar para os outros. É sua marca, sua identidade, sua reputação. É também a base de todas as decisões de marketing que você vai fazer. É a essência do que faz um negócio ser autêntico ou não. É também o primeiro filtro que atrai as pessoas que pensam como você e afasta as que não.

Quando você consegue comunicar seu lugar, sua mensagem, seu chamado e como pode ajudar seus clientes, o marketing fica mais óbvio e leve. Se transforma em algo prazeroso já que você entende porque precisa falar sobre seu trabalho.

PASSO 2: DEFINA A ESTRUTURA DO NEGÓCIO, DOS SERVIÇOS E DA PRESENÇA DIGITAL PARA CRIAR SEU ECOSSISTEMA DE VENDAS

Quanto mais clareza você tem do seu papel no mercado, mais nítidas vão ficando as estruturas que você precisa ter para entregar resultados para seus clientes.

Quando sua mensagem destrava e seu lugar está claro, inicia-se o processo de desenhar o Ecossistema de Vendas, que é a:

 Estrutura do negócio + Formato dos serviços + Presença digital

Nesse momento da prática do Slow Marketing, o trabalho é interno e requer decisões importantes sobre como você quer que o negócio cuide de você.

Estrutura do Negócio

Pense sobre qual modelo vai viabilizar coisas como:

  • A flexibilidade e a satisfação que você quer ter na sua vida;
  • Quanto dinheiro você quer ganhar;
  • Qual tipo de trabalho quer realizar.

Os modelos são muitos e todos tem seus prós e contras. Pode ser um Serviço Produtizado, Atendimento 1: 1, Consultoria, Programas em Grupo, Cursos Online. Veja quais os modelos de negócio mais simples que você pode usar.

Formato dos Serviços

  • Crie um passo a passo detalhado de como você resolve o problema do seu cliente.

Grande parte da dificuldade de conseguir clientes é a falta de explicação de como funciona seu serviço. É online? Presencial? Toda semana? A cada 15 dias? Quantas horas? Vamos fazer o que – conversar? Colocar a mão na massa?

Quanto mais detalhado for a explicação do seu serviço, mais fácil será para as pessoas tomarem a decisão de te contratar.

Presença Digital

  • Onde você vai receber as pessoas que chegam até você.

A presença digital é o novo cartão de visitas que as pessoas olham antes de falar com a gente. O site, o Insta, o WhatsApp, tudo isso fala sobre como atendemos nossos clientes e estar presente nos lugares mais estratégicos muda completamente o resultado do Slow Marketing na prática.

PASSO 3: CRIE CAMINHOS ATÉ VOCÊ, COM AMOR E CONSISTÊNCIA

Depois de entender sua mensagem e o formato do seu negócio e serviço, chega o momento de criar caminhos até você, ou seja, fazer marketing.

Quanto mais caminhos você criar, mais facilmente você será encontrado. O importante é saber combinar as opções de divulgação em um flow que faça sentido para seu negócio, seus clientes e sua vida.

Uma coisa que aprendi com o Slow Marketing na prática é que “o melhor marketing para seu negócio é aquele que você faz.” Simples assim.

Os caminhos que fazem sentido para você são aqueles que você faz com vontade porque entende a razão de cada ação que está ali. Quando você entende e assume o seu caminho no marketing, você se sente bem fazendo porque ele respeita você, seu estilo de vida e sua velocidade. Ele não atrapalha sua vida e seus atendimentos. Ele se transforma em uma parte integrante do todo, um hábito saudável, que sustenta seu negócio junto com todo o resto.

E a mágica é quando você consegue fazer com que seu marketing vire um filtro que afasta todo mundo que não serve e atrai todo mundo que serve! Sonho de consumo de todos os empreendedores que eu conheço.

Vamos juntos? Sem pressa, dê seus primeiros passos no marketing consciente e slow

Em um mundo cada vez mais acelerado e saturado de informações, o Slow Marketing surge como um refúgio de autenticidade, conexão e respeito. Nossa jornada até aqui nos mostrou como essa abordagem pode transformar não apenas nossos negócios, mas também nossas vidas.

Convido você a explorar mais sobre o Slow Marketing na prática, se aprofundando no Pequeno Manual de Slow Marketing, onde vai encontrar exercícios e orientações para dar os primeiros passos nessa jornada de marketing consciente e leve.

Também quero te convidar a se inscrever na Mentoria Individual para organizar, dinamizar e desenvolver um novo marketing para seu negócio, onde poderá mergulhar ainda mais nesse universo.

E se você estiver curioso e quiser entender como o Slow Marketing pode ser aplicado ao seu negócio de forma personalizada, estou à disposição para um bate-papo, onde poderemos discutir suas necessidades e descobrir como essa filosofia pode beneficiar você.

Lembre-se de que o Slow Marketing não é apenas uma estratégia, mas sim uma mudança de mentalidade que valoriza a qualidade sobre a quantidade, a conexão sobre a superficialidade e o respeito sobre a pressão.

Juntos, podemos criar um espaço digital mais humano e significativo.

Espero te encontrar nessa jornada de marketing consciente e slow.

Vamos desacelerar e criar um impacto positivo juntos!

Até mais!

* (fonte domo 2021)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×