Hub Marketing: Uma Estratégia Poderosa para Alavancar seu Negócio

Hoje, nosso foco será o Hub Marketing, uma estratégia poderosa para impulsionar seu negócio por meio de conexões e relacionamentos. No contexto do Slow Marketing, o Hub Marketing é um dos principais pilares de crescimento. Ele nos permite criar novas conexões e expandir nossos negócios para além das redes sociais.

Neste artigo você vai aprender:

O que é Hub Marketing?

Por que o Hub Marketing é Importante?

O Conceito de Hub

Os 3 Níveis de Conexões do Marketing

Hub Marketing na prática

Conclusão


O que é Hub Marketing?

Hub Marketing é a prática de divulgar seu trabalho onde seu público-alvo já está presente e atento. Em outras palavras, é alcançar pessoas que estão prontas para ouvir o que você tem a dizer. A principal vantagem disso é evitar a necessidade de convencer ou persuadir. Quando as pessoas já estão preparadas para ouvir sua mensagem, a conversa flui muito mais facilmente.

A essência do Hub Marketing é fazer com que pessoas conhecidas e confiáveis pelo seu público falem sobre você. Ou seja, é ter alguém com quem você tem um bom relacionamento divulgando seu trabalho para seu público.

Por que o Hub Marketing é Importante?

O Hub Marketing é importante por vários motivos. Primeiramente, é mais econômico do que muitos outros formatos, como publicidade paga ou participação em eventos e comunidades pagas.

Além disso, é altamente eficaz, pois se baseia no poderoso princípio do boca a boca – são pessoas reais falando sobre você para outras pessoas. E, além de tudo, é gratificante tanto para dar quanto para receber. Quando vários “hubs” falam sobre você, você acaba criando vários caminhos até seu negócio.

O Conceito de Hub

A palavra “hub” remete a um ponto central onde tudo se conecta.

Um hub pode ser aquela pessoa que conhece todo mundo, ou a que está sempre atualizada sobre o restaurante da moda.

Todos esses pontos centrais onde se concentra algum tipo de informação de referência são hubs.

Não todos os hubs são pessoas, mas todos os hubs têm pessoas conectadas a eles.

Os 3 Níveis de Conexões do Marketing

Para entender a lógica do Hub Marketing, precisamos entender que existem três níveis de conexões dentro do marketing: o frio, o morno e o quente.

Todo mundo começa no nível frio.

Este é o ponto de partida e, como tal, representa um grande desafio. Neste estágio, você está nos passos iniciais do seu negócio e precisa fazer um esforço considerável para interagir com as pessoas individualmente.

Neste nível, as pessoas ainda não conhecem você ou o seu negócio. Por isso, é um nível que exige bastante esforço – para cada dez esforços, talvez você consiga apenas um cliente.

É interessante notar que, no contexto do slow marketing, as redes sociais são vistas como um nível frio eterno – (10 para 1, lembra?). Isso acontece porque as redes tem um algorítmo desenhado para que nossos conteúdos percam valor muito rápido. Por isso esse sentimento de posto muito e tenho pouco resultado.

O próximo nível é o morno.

Aqui, você já deu alguns passos importantes e está começando a formar parcerias e a identificar pessoas que podem ajudar a impulsionar seu negócio.

Você tem mais clareza sobre o que está fazendo e com quem deseja trabalhar. Além disso, o nível morno é onde você começa a ver um retorno maior sobre o seu esforço.

Aqui, para cada esforço que você faz, você tem de volta uma recompensa. É 1 para 1.

A estratégia no nível morno é se conectar com ‘hubs’ que podem falar sobre você para seus clientes, que então começam a procurar você.

Este é o nível da famosa indicação boca a boca, onde a qualidade do seu trabalho começa a falar por si.

Finalmente, chegamos ao nível quente.

Este é o ponto em que o hub marketing se torna mais fácil e mais eficaz. No nível quente, você se transforma em um hub.

As pessoas vêm até você para pedir indicações, e seu nome e reputação precedem você.

Em termos de esforço e recompensa, este é o nível mais eficiente. Aqui, para cada esforço que você faz, você obtém dez vezes a recompensa. É 1 para 10.

Este nível é normalmente alcançado por pessoas que estão há muitos anos no mercado e são referências importantes em suas áreas.

Ao começar no nível frio, passar pelo nível morno e, finalmente, atingir o nível quente, você pode ver seu negócio crescer e prosperar de maneira sustentável e ética.

Hub Marketing na prática

Como começar a fazer Hub Marketing?

Começamos com um mapeamento. Criamos uma base de dados com pessoas, lugares, eventos que são relevantes para o nosso negócio. É um trabalho de bastidor, onde listamos, observamos e entendemos onde nosso público-alvo pode estar.

Existem cinco tipos de hubs que podem ser úteis nesse processo:

  1. Eventos e locais de encontro online e offline: Onde seu público se reúne para trabalhar e conversar? Aqui você pode considerar reuniões de comunidade, eventos de específicos da área de atuação do seu público, palestras que eles participam, eventos culturais etc.
  2. Lojas e estabelecimentos: Onde seu público já está gastando dinheiro? Pense em produtos e serviços complementares aos seus e busque parcerias com esses estabelecimentos.
  3. Grupos: Quais grupos seu público já faz parte? Pode ser qualquer coisa, desde associações e redes até clubes de livro e grupos espirituais.
  4. Publicações: Onde seu público está lendo informações relevantes para eles? Revistas, blogs, podcasts e outros tipos de publicações podem ser excelentes hubs.
  5. Pessoas: Quem são as pessoas em que seu público confia e segue? Essas podem ser seus clientes, pessoas influentes em seu setor, autores de livros que você leu, amigos e colegas de trabalho.

Lembre-se de que trabalhar com o Hub Marketing é um processo gradual. Demanda paciência e pequenos passos para montar seu mapeamento de hubs e começar a se conectar. Mas com o tempo, entrando em contato, você certamente conseguirá impulsionar significativamente seu negócio.

Conclusão

O Hub Marketing é uma estratégia poderosa que ajuda a alavancar o seu negócio através de conexões e relacionamentos.

É uma estratégia mais econômica e eficaz do que muitos outros formatos de marketing, pois utiliza o poder do boca a boca.

Compreender e aplicar o Hub Marketing em seu negócio pode levar a um crescimento significativo.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é o Hub Marketing e como você pode aplicá-lo ao seu negócio.

Se tiver dúvidas, entre em contato. Tenho certeza que posso te ajudar com a mentoria.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×