Construir audiência não é o mesmo que conseguir clientes

Você sabe o quanto somos levados a acreditar que o segredo do sucesso do nosso negócio é ter uma audiência – milhares de seguidores engajados, que compartilham nosso conteúdo e falam da gente para todo mundo.

Idealizamos ter audiência porque estamos culturalmente condicionados a isso: a cultura de celebridades.

Quem está aqui, empreendendo e criando uma marca, está invariavelmente imerso em uma cultura dominada por marcas pessoais que estão o tempo todo disputando a atenção das pessoas.

Então, quando nos dizem: “Para crescer seu negócio, você precisa ter uma boa audiência”, acreditamos nisso. Como está todo mundo fazendo, parece muito natural e óbvio.

Mas ser uma celebridade não é pré-requisito para o sucesso.

Este pensamento coletivo, a obsessão por ter um público, tem várias origens: a cultura da celebridade, a cultura da internet, a cultura capitalista… são tantas influências, que nem vou entrar nesta discussão aqui, mas quero desmitificar algumas crenças que temos em relação a isso.

Ter uma audiência nos dá uma impressão de segurança, que nem sempre é verdadeira.

Estamos em um momento na humanidade onde temos todo o acesso à informação e à tecnologia necessária para colocar esta mesma informação a serviço do que quisermos. Isso nos levou a criar formas de monetizar em cima disso.

Logo chegamos ao entendimento de que se conseguirmos transformar ideias, conhecimento ou até mesmo nossas próprias vidas em capital, estaremos seguros ($). E ter uma audiência faz com que isso seja mais possível.

Não é difícil acreditar que tendo um grande público, as pessoas vão comprar o que você oferece quando estiver precisando de um dinheiro extra, por exemplo. Ou que vão mandar dinheiro para pagar algum tratamento de saúde que você não consegue pagar.

Não é difícil acreditar porque isso acontece. Mas o que a gente precisa fazer para ter essa segurança pode ser bem desagradável.

Construir uma audiência pode facilmente se transformar em um trabalho de 24 horas por dia, 7 dias por semana, se você deixar. E isso vai te consumir se você não tiver cuidado – e às vezes até tendo cuidado nos consome.

Construir uma audiência pode influenciar como você pensa cada pequena coisa que faz na sua vida. Isso é compartilhável? É instagramável? Devo postar isso? O que isso vai dizer sobre mim?

Isso não é segurança. É uma prisão.

Antes de se entregar à certeza de que para ter segurança financeira, é só construir uma boa audiência, pense nisso.

Construção de audiência é mais uma isca de marketing…

Muita gente que hoje está ensinando como crescer audiência não ensina as táticas que realmente usaram para construir o próprio público.

Eles usam suas redes sociais com um número considerável de seguidores, para dar ideias do que postar, como se conectar com outros creators e principalmente, como hackear os algoritmos.

Mas ninguém fala que, o que de fato funcionou para eles foi:

Estar no lugar certo na hora certa
Pagar (com dinheiro ou troca de gentileza) pela exposição a públicos já existentes
Consistência no assunto e na estratégia

Eu comecei há 4 anos e muito do que construí até aqui teve a ver com os pontos acima. Tive exposição a audiências já existentes de outras pessoas, estive no lugar certo e na hora certa quando decidi trazer o conceito do Slow Marketing para o Brasil.  Não tinha dinheiro (e nem saco) para investir em um fórmula de lançamento (que é como muitas de nós aqui entendemos como o caminho certo para ter nosso primeiro grande público).

Mas tive e tenho tempo para investir no desenvolvimento de relacionamentos com pessoas cujo público é mais significativo do que o meu.

Paguei para viajar para imersões, e recebo convites para palestrar – de graça – para vários públicos diferentes – o que faço com muito gosto!

Mantive firme e forte o assunto Slow Marketing como principal tema e construí uma narrativa em cima deste assunto.

O mais importante aqui: A minha experiência não é a exceção. É exatamente assim que audiências são construídas.

Duvide de quem te faz acreditar que é de outro jeito.

“Então, Ana, devo construir uma audiência ou não ?!”

A resposta é sim! Não podemos ignorar algo que pode nos ajudar a crescer. Mas, mais importante do que ter uma grande audiência é estar certa de que é isso mesmo que você precisa para subir de patamar.

É claro que para alguns modelos de negócio, principalmente aqueles que usam o funil de vendas como modelo, ter uma audiência grande é uma excelente opção para ter resultados financeiro.

Mas se esse não for o seu caso, relaxe. Respire fundo. Olhe para os lados…

Ter uma grande audiência não significa conseguir clientes. E além disso, para conseguir clientes, as ações envolvidas são muito diferentes.

Por isso, trago aqui as estratégias de marketing mais comuns olhando pelos dois prismas: crescer audiência versus conseguir clientes.

Redes Sociais: Crescer audiência x Conseguir clientes

O marketing dentro das redes sociais é o caminho mais óbvio para construir uma audiência. A gente sempre começa por ali. Nas redes, focamos na criação de conteúdos compartilháveis e salváveis para as pessoas que podem se interessar em conhecer nossa marca. Existem várias formas de fazer isso e provavelmente você faz algumas delas. E isso tem a ver com crescer sua audiência. Conseguir clientes é um outro caminho.

Você não usa as redes sociais para aumentar seu tráfego, mas sim como uma extensão do seu trabalho, um portfólio, um lugar onde as pessoas podem conhecer você, o que você faz e também entrar em contato.

Seu tempo dentro das redes é gasto se conectando com outras pessoas 1 a 1. Você deixa comentários nos posts, envia mensagens e responde quem conversa com você.

As pessoas com quem você está se relacionando podem ou não se transformar em clientes. Mas esse não é o foco. O foco é construir relacionamentos. E fazer isso compensa muito mais rápido do que construir uma audiência.

As redes sociais são uma ferramenta de networking potente (e é assim que os “gurus do marketing” também construíram seu público). Mas você tem que trabalhar nisso.

O bom dessa estratégia é que os resultados são imediatos. Em vez de postar e ficar às moscas, você recebe respostas e desenvolve amizades. Fortalece seus elos e faz com que essas pessoas comecem a lembrar de você quando assuntos relacionados ao que você faz, aparecem.

Marketing de conteúdo: Crescer audiência x Conseguir clientes

Construção de audiência com a estratégia de marketing de conteúdo é muito semelhante a das redes sociais. Você cria conteúdo com foco em atrair um número amplo de pessoas através de um conteúdo que também seja facilmente compartilhável e define como quer distribuí-lo: post em blog como convidado, post no seu próprio site, trabalha a otimização de mecanismos de busca (SEO), pede aos outros para compartilhar, etc …

Você pode até pagar para mostrar esse conteúdo para mais pessoas.

Depois de colocar o conteúdo na frente delas, o objetivo é fazer com que se inscrevam na sua lista de e-mail ou, pelo menos, te sigam nas redes sociais. sabemos que dentro desta trilha, vai levar algum tempo para que estas pessoas estejam prontas para comprar.

Agora, o marketing de conteúdo para conseguir clientes é diferente.

O conteúdo que você cria é pensando nas pessoas que estão avaliando ativamente as opções que você oferece. Elas podem estar em diferentes momentos desse processo, mas já decidiram aprender algo, arrumar algo ou alcançar algo e estão tentando descobrir a melhor maneira de fazer isso.

Ao criar conteúdo com foco em conseguir clientes, um único post no blog pode inspirar alguém a entrar em contato ou até mesmo comprar.

Alguns textos que mostram com clareza seu ponto de vista e o que você oferece podem realmente fechar um novo cliente.

Quando seu marketing é feito com foco em encontrar clientes, ou seja, pessoas que estão em um momento específico da jornada delas, o processo é muito mais rápido. E você não precisa de tantas pessoas para ler, assistir ou ouvir o que você criou para alcançar seus objetivos.

E agora?

Se você leu até aqui, pode ser que esteja questionando sua atual estratégia de marketing.

Como saber se coloca mais energia na construção de audiência ou em conseguir clientes?

Como adaptar o que tem feito para atender as necessidades do seu negócio?

Se este assunto fez sentido para você e quer conversar e construir a melhor estratégia para o SEU negócio, venha fazer parte do Slow Business Hub!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×