O seu negócio é autoral?

723 palavras | 2,7 minutos de leitura

Quem quer fazer um trabalho que ama, com pessoas que gosta, do jeito que quiser, tem um negócio autoral.

A diferença entre negócio e negócio autoral.

Negócio é aquele que é desenhado para conseguir operar sem o seu dono, e dando muito certo, pode ser vendido.

Negócio autoral depende da expertise do dono para rodar. Sem o dono, o negócio não existe.

Indo mais a fundo…

Negócios são os que mais vemos e lidamos em nosso dia a dia.

Pense na Coca Cola, no seu restaurante favorito, empresas e start ups.

Um negócio se utiliza de muitas coisas, menos do dono, para ganhar dinheiro. Ele usa o tempo de outras pessoas (colaboradores), de tecnologias ou maquinário para criar valor: produto ou serviço.

Para ter um negócio assim, preferencialmente você vai precisar parar de ser a pessoa que executa e entrega o serviço, para fazer com que o valor seja entregue, de preferência, sem você. O objetivo final é você não precisar mais trabalhar nele. Sabe o shark tank ou o business model canva? Lembre deles e vai perceber que todos os modelos tem esse objetivo.

O negócio autoral é diferente.

Como analogia, pense em uma cirurgiã dentista. O consultório gira em torno do conhecimento e da entrega dela – nesse caso, as cirurgias dentárias. Quanto mais experiência ela tem, mais clientes e dinheiro ela ganha.

As demais pessoas que trabalham no consultório, como a recepcionista e a assistente, estão ali para dar suporte à cirurgiã, ajudando-a a fazer mais e melhores operações, consequentemente ganhando mais dinheiro.

Se a cirurgiã não pode operar, nenhuma das pessoas que está no consultório pode substituí-la. Sem a cirurgiã, o consultório não funciona.

No caso de empreendedores solo que ser referências em suas áreas, que no caso é a maioria das pessoas que me acompanha, todo o negócio é construído em base ao conhecimento e as ideias desse empreendedor. O negócio se aproveita dessa expertise para gerar valor.

Ele é o centro de tudo o que é criado, por isso é um negócio autoral.

O que ele entrega é consultoria, palestras, mentorias, livros, facilitação em treinamentos ou coaching – todos serviços que são baseados na presença dele.

No negócio autoral o empreendedor precisa se preocupar em fazer 3 coisas: pensar, vender e entregar. Por isso ele precisa estar preparado para o jogo do longo prazo e trabalhar para se tornar uma autoridade e uma referência.

Ambos são excelentes formatos de negócios, mas são realidades bastante diferentes.

Não estou defendendo um ou outro. Só quero que saiba que existe uma diferença brutal entre os dois e que, infelizmente não há muita gente falando sobre negócios autorais no mercado hoje.

Por que saber isso é importante?

Porque quem é empreendedor solo e tem um negócio autoral com certeza recebe dicas, conselhos, ideias e lê livros sobre negócios que simplesmente não focam em negócios autorais e éticos.

É aquilo de escutar o tempo todo que precisa ter uma equipe, escalar e que cobrar por suas horas é uma péssima ideia.

Mas o negócio autoral é baseado em nosso conhecimento e sim, vai ser em cima das nossas horas. Por isso o objetivo é alavancar o máximo possível o valor das nossas horas à medida que vamos adquirindo experiência e conhecimento.

E o que o Slow Marketing tem a ver com isso?

O Slow Marketing tem se provado uma estratégia eficaz para quem tem negócios autorais.

Somente através de uma comunicação ultra assertiva, ética e clara, é possível construir reputação e autoridade para se tornar uma referência e capitalizar seu conhecimento.

Se o trabalho de quem tem um negócio autoral é pensar, vender e entregar, isso se transforma em uma constante criação de propriedade intelectual, de geração de clareza, de criação de ofertas de serviços que entregam esse conhecimento, e de saber falar sobre tudo isso de forma ética e eficaz no mercado.

Não é fácil organizar todo seu conhecimento e transformá-lo em serviços, comunicação e marketing que vão alavancar seu negócio e sustentar sua vida.

Mas isso é o que o Slow Marketing ensina e possibilita.

Se você se identifica como empreendedor solo que tem um negócio autoral, seja bem vindo e vamos trocar! Assine minha newsletter ou agende um bate papo.

Espero que finalmente, você receba o direcionamento estratégico que precisa, baseado no seu negócio autoral.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×