Preciso ser bom em encontrar clientes

Muitas vezes vejo as pessoas dizerem: “Preciso encontrar clientes. Eu não tenho clientes, preciso saber como achá-los.”

Achar clientes, encontrar clientes, buscar clientes, prospectar…

Ações que dependem de você sair pela estrada afora falando de você e do seu trabalho para cada pessoa que cruza seu caminho.

Buscar e encontrar clientes parece ser a opção mais óbvia quando não temos clientes, mas não é uma opção que se sustenta no longo prazo.

Quanto tempo você pode dedicar em ficar garimpando clientes?

E se ao invés de você ser melhor em prospectar, você fosse melhor em criar formas das pessoas te encontrarem mais facilmente?

No Slow Marketing partimos do princípio que as pessoas certas já estão procurando a solução que nós temos para dar. O problema é que, muita gente dificulta ser encontrado.

Se seu cliente ideal já está te procurando, como fazer para estar na frente dele na hora que ele precisa?

Aqui o shift de mentalidade é investir seu tempo, energia e dinheiro em facilitar os caminhos até seu negócio ao invés de investir tempo, energia e dinheiro em encontrar clientes.

Facilitar ser encontrado é onde mora a maioria das táticas de marketing digital que você conhece: lives, webinários, blog, conteúdos em redes sociais. Mas acontece muito da gente esquecer das ações offline.

  • Você pode investir em ter uma rede de pessoas que fala de você quando você precisa. Sempre que vai lançar alguma coisa, ou está com a agenda livre, pode enviar essa informação para pessoas chave e elas divulgarem para você.
  • Você pode buscar ativamente ser convidado para falar sobre sua área de expertise em diferentes lugares onde seus potenciais clientes já estão abertos para ouvir. Pode ser palestras, painéis, podcasts,
  • Você pode escrever artigos como convidado em blogs relacionados com sua área.

Perceba que nenhuma das ações que eu trouxe aqui são de prospecção direta de clientes. Elas são ações indiretas alavancadas por parcerias que você pode ter.

É importante ter essa visão de rede quando o assunto é facilitar ser encontrado. Como já falamos no episódio anterior, as pessoas gostam de divulgar o trabalho de outras pessoas.

Por isso, aqui, quebramos esse paradigma: Você não precisa só prospectar clientes o tempo todo, pode facilitar que as pessoas certas te encontrem.

Esse foi o terceiro artigo da série quebrando os paradigmas do marketing, onde quebramos o paradigma de que você precisa ser bom em encontrar clientes.

Você pode ouvir os episódios da série no Slow Talks ou assistir no Youtube.

Se este episódio foi interessante e você gostaria de conhecer mais sobre meu trabalho, acesse www.anafragoso.com – agende seu bate papo comigo e vamos descobrir como trabalhar juntos!

Para me contar o que achou, que insights teve ou sugestões de temas para os próximos episódios envie um email para slowmarketing@anafragoso.com.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×