Decidi sair do Instagram

Tá sabendo da novidade?

Pois é. Estou de saída do Instagram. 😱

Mas calma que vai dar tudo certo. rsrsrs

Olha, não é fácil sair de uma rede social.

É meio que sair de um relacionamento tóxico sabe? Eu já falei sobre isso nesse artigo.

A verdade é que, desde que comecei meu negócio, as redes nunca foram legais comigo.

Criei minha conta comercial no Instagram em 2017, mesmo sem querer estar ali. Mas todo mundo dizia que eu precisava e eu tive que aprender a usar.

Passei incontáveis horas estudando a rede, criando calendários, fazendo as artes, postando, engajando e comentando posts de outras pessoas.

Tudo para agradar a um algoritmo que eu não sei como funciona e porque como todo mundo está lá, a gente faz a mesma coisa.

Foram sete anos tentando me encaixar. E os mesmos sete anos para chegar à conclusão de que as redes não foram feitas para a gente conseguir se encaixar. Cada vez que a gente se encaixa, o formato da caixa muda. É muito frustrante.

Por isso decidi sair.

Dia 31/01/2025 vou parar de criar conteúdo para o Instagram e vou entrar lá só quando eu quiser ver memes ou saber o que meus amigos e clientes estão fazendo.

Meu plano, que já está em andamento, será criar conteúdos para lugares mais humanos, livres de algoritmos e mais conectados com as pessoas que eu quero conhecer e trabalhar. Muitos desses lugares serão criados por mim (fiquem ligados!!).

Essa decisão me deu um grande alívio e muita energia para desbravar novos caminhos fora das redes.

E, olhando para trás e para tudo que eu fiz até aqui, vejo que esses caminhos já estavam sendo construídos muito antes da decisão final ser tomada.

Investi em ter um site mais robusto com um blog para hospedar meus artigos e ensaios, contratei uma ferramenta para fazer email marketing e criar a newsletter, produzi os primeiros episódios do podcast Slow Talks (que agora é o Empreenda Leve) e fiz muitas conexões com pessoas maravilhosas do mundo do empreendedorismo.

Sem saber, eu já estava criando pontes que ligariam as pessoas diretamente a mim, sem a influência dos algoritmos de recomendação.

Outra coisa interessante que percebi foi que os assuntos que comecei a estudar e que me chamavam a atenção também estavam me levando para essa decisão: o Slow Marketing, o Marketing Consciente, o Slow Business, o Hub Marketing, a Liderança de Pensamento, os Negócios Autorais, o Empreendedorismo Solo – todos eles se tornaram a base de uma estratégia que me permitiu acabar com a dependência das redes sociais para conseguir clientes e crescer meu negócio.

Talvez você esteja lendo tudo isso e pensando: Nossa, a Ana é corajosa!

Talvez eu seja em algumas decisões, mas esta teve mais a ver com valores do que com coragem.

Cansei de ser maltratada por um aplicativo, de sentir que meu valor está atrelado a métricas de algoritmos, de ter minha criatividade padronizada o tempo todo.

Acho que estou em um momento da minha jornada onde já tenho a estrutura de negócio que consegue se sustentar sem depender das redes.

No futuro, talvez também outros lugares sejam impactados pelos algoritmos e quando isso acontecer terei que decidir o que fazer. O ponto é que precisei alinhar minha presença digital aos meus valores pessoais e o Instagram já não faz parte dessa equação.

O que vai acontecer agora?

Agora você vai me ver mais aqui na Newsletter, no Podcast Empreenda Leve (antigo Slow Talks) e no meu blog.

Resumindo: estarei presente em outros lugares e espero que você me siga fora das redes!

Onde você pode me seguir?

E se você sentiu curiosidade para entender o que me levou a essa decisão, eu escrevi um ensaio sobre isso que você pode ler aqui ou escutar o resumo clicando aqui.

Vou adorar receber seu feedback, opinião e comentários!

Uma coisa é certa: vou continuar te contando tudo sobre os bastidores dessa transição, tanto aqui quanto no podcast e se você quiser montar uma estratégia como a que eu estou criando, podemos trabalhar juntas na Mentoria Negócio Inteligente – que está com um formato novo.

Obrigada por estar aqui!

Se quiser me contar o que achou de tudo isso é só clicar em responder!

Um abraço.

Ana Fragoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×