Todo mundo precisa e quer seu lugar ao sol na internet. E para conseguir isso, uma das primeiras coisas que escutamos quando começamos a entender um pouco de marketing digital é a tal da “autoridade”. O que é isso?
Autoridade é ter credibilidade. É ter o respeito das pessoas por um assunto específico, que você domina e então elas te procuram quando precisam resolver um problema relacionado àquele assunto.
Não preciso dizer que para quem está começando agora, que é a maioria dos mortais, construir autoridade leva tempo e dedicação.
As informações disponíveis na internet ensinam que para construir autoridade é preciso investir no marketing de conteúdo. Essa estratégia consiste em compartilhar o que você sabe sobre o assunto através de posts, artigos, vídeos e outras mídias, educando as pessoas e comprovando quanto daquilo que você sabe fazer pode de fato ajudá-las. Essa estratégia é de fato a correta e o conceito faz sentido para todo mundo.
Só tem um problema: por mais sentido que faça, a maioria das vezes não sabemos que conteúdo precisamos compartilhar.
Ficamos na ilha do “não sei o que devo, posso, preciso falar aqui” para construir essa autoridade.
A sensação de desorientação nos paralisa ou nos faz compartilhar conteúdos que não são estratégicos para nossa iniciativa.
Então o que é preciso fazer para construir autoridade?
Uma das formas mais eficazes de construir sua autoridade e filtrar quem entra em contato com você é usando o seu ponto de vista.
Ponto de vista todo mundo tem – mesmo quando não temos a intenção de colocá-lo para fora, ele está lá. É a nossa forma de enxergar o mundo, o que acreditamos. Nossa filosofia, perspectiva. A nossa visão clara das coisas.
Tenho certeza que dentro do seu trabalho, você tem o SEU jeito de fazer as coisas. Você acredita que fazendo essas coisas numa certa ordem, de um certo jeito vai dar o melhor resultado baseado em sua vivência e experiência.
Esse seu jeito é uma ótima maneira de trazer pessoas para perto de você. E esse é o marketing de ponto de vista.
Parece muito simples colocando assim e provavelmente você tem várias opiniões sobre como você trabalhar e porque trabalha assim. Mas quando precisamos colocar em palavras, percebemos que não fica tão claro nem para nós mesmos.
Afinal, o que é que você faz de diferente que dá melhores resultados do que seu colega que oferece a mesma coisa?
Os 3 fundamentos do Marketing de Ponto de vista
Por sorte existe um passo a passo de como organizar seu ponto de vista.
Ele é composto por três elementos chave: O Mapa, A Bússola e a Rota.
Quem me acompanha sabe que uso a metáfora de que seu negócio é um barco, que leva as pessoas da ilha A para a Ilha B:
E dentro desse universo náutico, podemos colocar o ponto de vista como os elementos que usamos para fazer esse barco andar.
O MAPA
É a base de todo o processo do ponto de vista. É o que leva mais tempo para criar e desenvolver.
O mapa é o desenho da região onde seu cliente está e onde quer chegar. É o lugar onde ele se movimenta e o lugar onde ele enxerga que poderia estar mas não consegue ir até lá sozinho. É a comprovação (para ele) das coisas como são e de que ele não está louco e nem sozinho. Isso gera alívio, porque finalmente ele pode enxergar o que está acontecendo e esse alívio abre a porta para que escute a sua forma de solucionar o problema.
A função do mapa é validar os sentimentos bons e ruins da pessoa que você quer ajudar, mostrar o contexto onde ela está inserida, as opções reais que ela tem e a sua forma de levá-la até onde quer chegar.
Traduzindo para seu negócio: o mapa é o desenho da sua persona dentro do problema onde você sabe que pode ajudar.
A BÚSSOLA
É o que vai te guiar quando não tiver um céu estrelado que te mostre onde está. É o seu conjunto de valores, sua filosofia. É a “moral da história” dentro da sua área de atuação.
A bússola serve para você não perder o foco naquilo que realmente importa – pode inclusive ser um mantra.
Traduzindo para seu negócio: a bússola são seus valores e o jeito que você encara o que você faz.
A ROTA
É o SEU passo a passo. A sua prescrição do que é necessário fazer para aquela pessoa resolver o problema dela.
A rota precisa ser clara antes mesmo da viagem começar. Por isso ela precisa focar em uma jornada específica e ser possível a ponto da pessoa olhar, entender e acreditar que consegue chegar lá.
Precisa ter uma sequência lógica, reconfortante e ser uma sugestão de solução e não a única verdade.
Traduzindo para seu negócio: é a descrição do seu serviço.
Tá, legal tudo isso, mas e agora? O que preciso fazer?
É aqui que começa o Slow.
Você vai precisar parar para pensar em tudo isso e trabalhar na transcrição do seu ponto de vista. Ele não vai ser imutável e vai sempre evoluir junto com você.
Para te ajudar a começar, baixe aqui o Mini Workbook de Ponto de Vista
Baixe o Mini Workbook Marketing de Ponto de Vista
Ao baixar você será adicionado à minha lista de emails. Eu só envio assuntos relacionados a Slow Marketing.Baixar agora!
Legal! Você refletiu bastante sobre o seu ponto de vista. E agora? O que você faz com isso?
Você vai perceber, ao longo do tempo, que esse ponto de vista influencia e toma conta de tudo o que você faz, como um saquinho de chá em água quente.
Mas quero te passar aqui algumas ideias de onde seu ponto de vista pode ser manifestado!
- Em uma página do seu site: considere criar uma página na qual você explica detalhadamente seu ponto de vista – como um manifesto
- Crie conteúdo baseado nele: Escreva posts sobre o assunto. Faça vídeos sobre isso. Faça podcasts sobre isso
- Escreva ebooks que se aprofundem nele. Seu ponto de vista é a fonte de todo conteúdo que você vai criar. Você pode escrever um post para cada pergunta que as pessoas te fazem e com certeza elas iriam adorar. Porque as pessoas estão procurando por um mapa que faça sentido. Elas estão procurando alguém que elas possam confiar. Tentando desesperadamente entender a situação delas para saber onde investir suas energias.
- Compartilhe: Faça Workshops sobre isso. Converse sobre isso com seus amigos. Compartilhe e peça o feedback das pessoas para ajudar você a deixar seu ponto de vista mais claro.
- Use-o como um filtro: crie um link para a página do seu ponto de vista na sua página de vendas e garanta que as pessoas leiam antes de contratar você.
E aí? Gostou dessa forma de se comunicar? Se quiser comentar sobre o seu ponto de vista em relação a sua área de atuação, é só escrever nos comentários!
0 comentários