Como Turbinar Seu Instagram Organicamente Em 10 Passos

Você sabe como gerar engajamento no seu perfil comercial do Instagram de maneira orgânica? Nesse post listo 10 maneiras para você turbinar seu Instagram organicamente, usando as estratégias do Slow Marketing.

Muitos empreendedores, especialmente os que estão iniciando sua jornada digital, ainda acreditam que as suas ações nas redes sociais só gerarão engajamento e conversão se postarem cada vez mais e investirem anúncios pagos, o que tem gerado medo de começar ou início equivocado e desperdício de recursos. Mas, esta crença não é real, existem algumas excelentes ações orgânicas que, se alimentadas com frequência, podem alcançar resultados expressivos.

O Instagram é a rede mais democrática e conhecida no Brasil além de ser super amigável para usar. Não é à toa que muitos empreendedores dão seus primeiros passos nessa rede!

Por ser uma rede social baseada em imagens, o Instagram permite que empreendedores apresentem seus produtos ou serviços aliando criatividade com baixíssimo custo de investimento e, ainda assim, construir a identidade visual do seu negócio.

Além disso, você pode usar a rede para se comunicar diretamente com seu público ideal, construindo uma relação de confiança para sua marca.

Não há melhor maneira de fazer isso no início do que usando a criatividade sem onerar seu orçamento, para isso, não perca este passo-a-passo para turbinar seu perfil organicamente:

1 – Defina o papel do Instagram dentro do seu negócio

Apesar de ser a rede social mais conhecida e usada no Brasil, o  Instagram é uma rede que requer muito foco, atenção e tempo para render resultados organicamente. 

Entender que papel a rede vai cumprir dentro do seu negócio pode ajudar a definir quanto tempo e energia vai colocar nela. Evite entrar na rede só porque “todo mundo está lá” e para acabar fazendo o que todo mundo está fazendo. 

Ao invés disso, coloque uma intenção clara de o que gostaria que o Instagram fizesse pelo seu negócio. Algumas ótimas intenções são: Expandir sua mensagem, divulgar um serviço específico, ser encontrada mais facilmente ou ter um lugar onde todas as informações importantes sobre seu negócio estão disponíveis. 

2 – Comece com o que é mais fácil para você

Faz tempo que o Instragram deixou de ser uma rede só de imagens. Lá já é possível fazer vídeos, reels, carrosséis, posts longos, coleções de posts…

Comece por aquilo que sai de forma mais simples e fácil para você. 

Se escrever é seu forte, invista em posts no feed com textos mais longos. Se não tem problema em gravar vídeos, corra para o IGTV e tendo facilidade com fotos e imagens, coloque sua atenção na construção de um feed mais harmônico e organizado.

O pulo do gato é entender que a mensagem que você quer passar é mais importante do que o formato que você dá para ela, logo, se debater mentalmente para decidir se é melhor vídeo, stories ou reels, só vai te fazer perder tempo. Foque na mensagem. 

3 – Se permita aprender a usar a ferramenta 

Seguindo um dos Princípios do Slow Marketing – Mínimo de Mídia – é interessante aprender a usar todas as ferramentas para turbinar seu Instagram organicamente. A plataforma lança novas formas de interação regularmente e sempre existirá algo novo para aprender. Teste, tente, se permita errar, fazer e acertar. É isso que o Instagram quer e ele vai te recompensar por isso!

4 – Tenha um ritmo de postagem

Você não precisa postar todos os dias, não precisa fazer 15 Stories por dia e estar 24h online no Instagram.  

Mas é importante definir um ritmo, uma consistência de postagens para que o algoritmo entenda de quanto em quanto tempo você está por lá. 

Fazer mais pode ser melhor para o algoritmo, mas pode não ser melhor para você e seu negócio. Pense nisso na hora de definir seu ritmo. 

5 – Use uma linguagem clara e sem manipulação

As pessoas estão cada vez mais atentas às fórmulas de marketing que manipulam e ativam gatilhos mentais. Apesar disso, ainda vemos uma grande onda de gurus de marketing ensinando a utilização dessas táticas como forma de converter mais clientes. Evite contribuir e propagar esse tipo de postura no marketing. 

Ao invés disso, treine uma linguagem e uma comunicação autêntica e autoral. Fale sobre seu ponto de vista, os caminhos que acredita que são os melhores para resolver os problemas do seu público e busque conexão com essas pessoas.

Na consultoria de Slow Marketing, trabalho esse ponto de forma muito aprofundada. 

6 – Hashtags inteligentes

O uso das Hashtags continua sendo uma estratégia muito eficiente para trabalhar organicamente. Faça buscas de hashtags do seu nicho regularmente para saber de que forma as pessoas estão buscando o que você oferece. 

7 – Conte sua história

Você, sua marca e seus clientes tem uma história que quase sempre merece ser contada e que tem uma forte ligação com o propósito da sua marca.
O Instagram é um excelente lugar para contá-las de forma consistente e que leve a construção da sua identidade, montando uma grande história sobre seu negócio

8 – Busque parcerias qualificadas (Hub Marketing)

Nada é mais potente no Instagram do que trocar audiências. Isso é possível através de parcerias com outros empreendedores que complementam seu trabalho. Busque ativamente por essas pessoas, entre em contato com elas e proponha uma troca de lives, posts ou algo que seja benéfico para ambos. Um indica o outro e assim cada vez mais pessoas novas chegarão no seu perfil organicamente. 

9 – Faça convites claros em cada ação

Não seja o “perfil inspiração” – aquele que só ganha like e comentários de emoji.

Todo o tempo e energia que você coloca no Instagram deve trazer algum retorno para você. Mas isso só acontece quando linkamos nossos conteúdos aos nossos produtos e serviços. Chamadas para ação, convites para saber mais, agenda aberta e “é isso que trabalhamos juntos no processo” são frases que precisam estar presentes em todas as ações. 

As pessoas estão esperando sua orientação no final de cada uma delas. 

10 – Não pague pelo engajamento (ainda)

Conquiste-o: o que faz o Instagram ser um forte aliado do engajamento da sua marca com o público certo é o envolvimento real e, nesta rede, o que realmente funciona é a lei da reciprocidade – curta, comente e siga as publicações do seu público e parceiros.
Anúncios são bem vindos quando todas as outras opções de engajamento orgânicas estiverem sendo utilizadas com maestria. Mas isso é assunto para outro post!

Curtiu essas dicas? Envie para mais pessoas e venha conhecer a abordagem do Slow Marketing. 

1 Comentário

  1. isabela de lima luca

    foi bom

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×