Não sei se você viu que, no final de todas as newsletters semanais, eu coloco uma enquete: “O que você achou da News de hoje?”
Roubei essa ideia do “The News” e, se você ainda não assina, super recomendo! É uma newsletter com as notícias mais importantes do dia, direto no seu e-mail, bem cedinho. Clique aqui! É gratuito.
Como eu ia dizendo, essa enquete no final do e-mail, além de me dar um feedback, também permite que você sugira temas, deixe recadinhos e compartilhe ideias de melhoria.
Então, antes de mais nada, quero agradecer aos mais de 40 leitores que me deixaram feedbacks, perguntas e mensagens. Vocês são incríveis!
E hoje eu vou responder uma pergunta que recebi, que tem tudo a ver com o meu assunto do momento: minha saída do Instagram.
A pergunta é: Vale a pena ter alguém para cuidar das suas redes sociais?
Antes da resposta, uma observação necessária:
Toda decisão dentro de um negócio autoral precisa ser feita pelo seu único dono: você.
A forma como você vive sua vida e interage com o mundo ao seu redor é diferente da minha e da dos demais empreendedores solo.
Quando eu recebo perguntas do tipo “vale a pena?”, sei que a intenção é conhecer minha opinião e experiência. E é exatamente por meio dessas perspectivas que sempre compartilho minhas ideias com o mundo.
Por isso, acho essencial que você decida o que faz sentido para o seu negócio. Afinal, minha forma de enxergar as coisas pode ser muito diferente da sua.
É por respeitar essas diferenças que não compactuo com fórmulas prontas. E é porque existem infinitas variáveis que acredito que toda decisão deve passar pelo filtro das três bases de um negócio inteligente:
- Base 1 – Clareza: Pelo que você quer ser conhecida? Com quem quer trabalhar? Que lugar quer ocupar no mercado?
- Base 2 – Estrutura: Como você recebe quem te visita? De que formas você entrega sua transformação? Como isso sustenta sua vida, seu negócio e atende seus clientes?
- Base 3 – Estratégia: Onde, como e quando você vai falar sobre tudo isso com as pessoas?
Com isso em mente, vamos em frente.
Vale a pena ter alguém para cuidar das redes sociais?
Quem me acompanha de perto sabe que, no ano passado, eu tive uma social media maravilhosa cuidando do meu Instagram.
O trabalho dela era criar minha programação de três posts semanais e providenciar tudo: ideias, artes, legendas e edição de reels, sempre dentro de uma estratégia definida em conjunto, com acompanhamento mensal de métricas e resultados.
Resumidamente, ela fazia tudo o que eu não conseguia/queria/aguentava fazer para o Instagram.
Foi um bálsamo! Os melhores meses da minha vida!
Saber que alguém estava cuidando de tudo o que eu não aguentava mais fazer foi um alívio. Isso me deu muito mais espaço mental para pensar e executar outras coisas.
Do ponto de vista da Clareza, foi uma decisão muito natural.
O Instagram era minha rede principal e eu queria crescer, sair da bolha e parar de depender do meu pouco conhecimento (ou paciência) para lidar com os algoritmos.
Ficamos juntas por oito meses, e eu amei cada momento e troca.
Mas então, por que parei tudo e saí do Instagram?
A resposta é simples: depois de testar esse caminho, percebi coisas que jamais teria notado se estivesse fazendo tudo sozinha.
Coisa nº 1:
Mesmo postando religiosamente três vezes por semana, até durante as férias, nos formatos mais amigáveis para o algoritmo, com legendas bem elaboradas, música e vídeo legendado, eu não tive os resultados que, supostamente, deveria ter tido ao me enquadrar no padrão.
Os resultados que eu esperava não eram nada agressivos. Eu queria apenas alguns novos seguidores qualificados, mais conversas nos comentários e mais pessoas conhecendo meu trabalho.
Tive um pouco disso, sim, mas não o suficiente para justificar o investimento.
Coisa nº 2:
Percebi que o que eu tinha para dizer, oferecer e criar não cabia nesse formato padronizado. As pessoas que me seguiam mereciam algo muito melhor do que aquilo que a plataforma nos permitia criar.
E isso foi consumindo minha motivação gradativamente.
Coisa nº 3:
Quanto mais eu investia, mais frustrada ficava por não entender onde estava o problema.
Isso me levou a questionar coisas absurdas, como minha idade, minha aparência, minha forma de falar e até se valia a pena continuar meu negócio.
Coisa nº 4:
Talvez a mais importante: percebi que a internet não se resumia ao Instagram e que tinha chegado a hora de mudar a estratégia.
Do ponto de vista estratégico, cheguei à conclusão, empiricamente, de que estar presente nessa rede não era mais uma opção viável — nem financeiramente, nem fisicamente — mesmo com a ajuda diária de uma social media.
Então, qual é a resposta para a pergunta “Vale a pena ter alguém para cuidar das redes sociais?”
Sim, se os objetivos e metas que você estabeleceu para essa rede estão sendo cumpridos.
No meu caso, não foram — mesmo com altos investimentos.
Então, se você está lá e ainda não tem clareza nem uma estratégia bem definida, com objetivos e metas concretos para essa rede, sugiro que a gente converse!
Conclusão:
Minha experiência me mostrou que terceirizar as redes sociais não garante que elas vão funcionar melhor para o seu negócio.
Mais do que ter alguém postando para você, é preciso entender se essa estratégia realmente faz sentido para os seus objetivos e para o crescimento sustentável do seu negócio.
No meu caso, percebi que insistir no Instagram estava me afastando do que eu realmente queria construir. E, se eu não tivesse testado, talvez nunca tivesse chegado a essa conclusão.
Se você anda presa em uma estratégia que não tem dado resultados, que não respeita seu tempo ou que não faz mais sentido para o seu momento de negócio, vamos conversar!
Posso te ajudar a estruturar um caminho mais alinhado com você, com ou sem redes sociais.
Agende um bate papo comigo ou responda esse e-mail me contando sua experiência!
Um abraço
Ana Fragoso.
Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:
➔ Consultoria Intensiva, onde eu olho todo o seu negócio e crio uma estratégia de slow marketing para ele e entrego um sumário executivo para você entrar em ação.
➔ Mentoria Individual, onde eu pego na sua mão, durante 1 mês e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.
➔ Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.
E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.
0 comentários