Em anos de pandemia onde parece fazer mais sentido ter um negócio próprio, a abertura de pequenas empresas aumentou 20% em 2021. Isso representa quase 4 milhoes de novos negócios abertos só no ano passado. Seguramente muitos deles serão online e serão de serviços.
Com o nascimento de uma empresa nasce também um empreendedor – alguém com um sonho, uma ideia, um propósito e muito, muito gás para queimar.
Essa mistura de esperança, coragem, medo, gás pode ser explosiva se você não souber enxergar uma simples realidade: Seu negócio está compatível com a sua vida hoje?
O principal fator de fracasso de um negócio digital é não olhar para o modelo de negócio.
Mas não fazemos de propósito. No começo só queremos ir lá e começar a vender alguma coisa, sem muita estrutura. Nosso conhecimento é pouco mas é o suficiente para dar os primeiros passos.
Mas a medida que o tempo vai passando, vai virando uma bagunça e começamos a nos sobrecarregar, fazendo cada vez mais coisas, sem questionar, para sustentar algo que ficou muito maior do que conseguimos carregar.
O que é um Modelo de Negócio?
Um modelo de negócio é o sistema que uma empresa usa para criar valor, entregar valor e trocar valor. Ou seja, seu modelo de negócio é como você planeja ganhar dinheiro com seu serviço dentro da sua base de clientes em um mercado específico.
No Slow Business, adicionamos um outro fator na equação:
Seu modelo de negócio é como você planeja ganhar dinheiro com seu serviço dentro de uma base de clientes em um mercado específico, alinhado com o momento atual da sua vida.
É claro que eu, você e todo empreendedor sonha com um negócio perfeito, super rentável, com um modelo onde tudo se encaixa e tudo o que você precisa fazer é ter ideias de conteúdo. Infelizmente para a maioria, esta não é e nem será a realidade por muitos e muitos anos.
Alguns de nós está casando, outros tendo filhos, outros mudando de casa ou lidando com perdas.
Não importa o que, mas o que acontece na nossa vida impacta diretamente nosso negócio e vice versa. Então quando os sintomas começam a aparecer, precisamos estar atentos e iniciar o processo de criação de um novo modelo de negócio que nos ajude a continuar no mercado sem nos quebrar.
Sintomas de um modelo de negócio não compatível com sua vida
Te sobrecarrega: muitas horas a mais que você dá para o negócio, para os clientes, para as redes sociais e conteúdo ao invés de estar fazendo as coisas que aumentam sua qualidade de vida ou que gostaria de estar fazendo.
Não gera lucro suficiente: O que você ganha não cobre o custo que ele precisa para rodar ou não chega a te trazer o suficiente para viver dentro dos padrões que você gostaria. Você está atendendo quem não tem nada a ver com você só para ganhar mais ou criando novos serviços para tentar vender mais.
É operacionalmente confuso para todo mundo que entra em contato com ele: precisa de um monte de ferramentas, automações, gera mais problemas do que soluções na parte prática. É tipo um frankenstein que você mexe de um lado e estraga do outro.
Um modelo de negócio compatível é Seguro, Sustentável, Simples e Satisfatório para você
O principal trabalho do Slow Business e da Mentoria é justamente parar para analisar seu modelo de negócio e entender o que de fato faz sentido neste momento.
Dentro dos infinitos modelos de negócio que existem, aquele que vai ser o mais compatível será o que estiver dentro dos 4 critérios abaixo:
Seguro para seus clientes potenciais:
Seu marketing e comunicação servindo para as pessoas se aproximarem do seu negócio com segurança, como uma forma de conhecerem você de longe e saberem se o que você acredita e oferece é compatível com elas.
Sustentável para você:
Sendo um negócio que não consome toda sua energia, tempo, recursos e que gere o dinheiro que você precisa para ter o estilo de vida que almeja. Isso pode parecer utópico, mas pergunte-se: quanto você realmente precisa HOJE para ter esse estilo de vida? Talvez seja menos do que imagina.
Simples:
Que não tenha tantos níveis de preço, tantas ofertas e formatos para o mesmo serviço. Que seja fácil de gerenciar e de operar sem você precisar estar o tempo todo resolvendo imprevistos. Que você sempre saiba o que está vendendo e para quem é.
Te traz satisfação pessoal:
A liberdade e a motivação para sempre continuar e ter consistência. E cumprindo o papel dele na sua vida, honrando o estilo de vida que você quer ter.
No fim…
Um negócio próprio precisa ser encarado como uma parte que precisa ser integrada ao seu dia a dia. Ele impacta sua vida e o que ele consome de você é uma decisão sua.
Comece a olhar para isso com consciência e verá como encarar seu modelo de negócio através dessa lente vai mudar a forma de se relacionar com ele.
Se esse artigo bateu forte por aí, vamos conversar! Agende seu bate papo comigo clicando aqui!
0 comentários