Boca a Boca: O Marketing Insubstituível

Não existe marketing mais efetivo e poderoso do que o boca a boca. Nem nunca vai existir.

Nada tem mais poder do que uma pessoa próxima a você, que passou pelo mesmo que você, dizendo: vai ver o trabalho do “fulano” que ele é especialista nisso. Você não precisa saber quem é, nem o currículo, nem se ele está na internet. Você simplesmente liga e marca um horário.

O boca a boca é a mágica de ter alguém vendendo para você “de graça”, falando bem de você para os outros. É o sonho de consumo de todos nós!

É e deve ser o objetivo final do nosso negócio.

O problema é quando o boca a boca não acontece ou não acontece o suficiente para trazer novos clientes e te dar um alívio no marketing… e quando precisamos fazer um esforço enorme o tempo todo para conseguir novos clientes…

O que gera o boca a boca?

Com certeza você sabe a resposta dessa pergunta… O que gera o boca a boca é uma boa “experiência de usuário”. A pessoa passa pela “jornada do cliente” da sua empresa e fica com uma impressão no final.

Se a impressão é positiva, ela conta feliz para todo mundo. Se a impressão é negativa, ela não fala para ninguém ou pior, fala mal de você para os outros…

E o que diferencia uma experiência da outra?

Aqui pode ser que você pense em: um bom atendimento, rapidez na resposta, um bom produto, dar o resultado esperado, entre outros. E todas essas respostas são corretas.

Mas tem uma coisa que é a principal…

O que diferencia uma experiência da outra é o grau de conhecimento do seu serviço, do seu cliente, de como seu serviço muda a vida do seu cliente e como você COMUNICA isso.

Quando decidimos fazer um marketing mais “genérico” para não “fechar as portas” para outros públicos, começamos a ter dificuldades em gerar o boca a boca porque estamos deixando entrar em nossa experiência, pessoas que ainda não estão preparadas para estar ali.

Por isso no Slow Marketing, uma das coisas mais importantes que fazemos é estudar o momento certo de entrar na vida da pessoa e o momento certo de sair. Nosso serviço não é para todo mundo em qualquer momento.

Há uma lógica por trás disso.

Se a pessoa te contrata antes do tempo certo, ela não vai conseguir completar a jornada que você propõe porque faltam alguns conhecimentos e ferramentas para terminar o processo. A experiência, para ela, fica incompleta e o sentimento ao sair da sua jornada será de que você prometeu algo que não entregou.

Por outro lado, se a pessoa te contrata depois que o momento onde você era necessário já passou, no final do processo ela vai sentir que não precisava de você para chegar até ali. Talvez você até entregado bastante valor, mas o sentimento dela vai ser de que gastou dinheiro com você sem precisar.

Em ambos casos a pessoa não vai fazer um boca a boca positivo, porque a experiência não foi a esperada. (alinhamento de expectativa)

Muita gente enxerga isso como um problema do cliente, afinal saber a hora certa de contratar um produto ou serviço é uma decisão do cliente. E se contratou errado, cada um no seu quadrado.

Mas é aí que entra a consciência de como estamos divulgando nossos serviços.

Será que não foi a comunicação que as fez acreditar que seu trabalho poderia ajudá-las? Será que ao se posicionar de forma mais “genérica” você não está dando espaço para uma interpretação que muitas vezes não é a verdadeira?

Uma comunicação genérica vai te trazer um público genérico que pode ou não gostar da jornada com você.

Que tal focar em se comunicar somente com aquelas pessoas onde a jornada vai fazer total sentido, transformar eternamente a vida delas a ponto delas nunca mais te esquecerem e falarem de você para todo mundo?

Boca a boca é alguém falando bem de você e esse alguém é você quem deve definir.

O que você acha disso? Concorda ou discorda?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Ana

Eu só quero que você consiga fazer um marketing que não te afoga, mas que te leva mais longe!
Eu busquei e hoje vivo essa realidade.

 

Vamos nos conectar!

QUER SABER AS 5 PRINCIPAIS FERRAMENTAS QUE USO PARA ADMINISTRAR MINHA EMPRESA?

Copyright © CSD Criação e Estratégia Digital Eireli • Legal • Design do site por mim!

Pin It on Pinterest

Sharing is caring!

Se curtiu esse post, compartilhe!