Comunique o que você faz em uma única frase

Acontece com muitos de nós… nova fase, empreendendo, criando seu próprio trabalho e quando as pessoas te perguntam, e aí? O que você tá fazendo agora? Uma explicação longa e sem sentido começa a sair da sua boca…

Estamos vivendo uma era de transição e transformação. É uma tendência mundial. Profissões e iniciativas não convencionais estão surgindo a todo momento. E vai ficando cada vez mais difícil “enquadrar” o que se faz dentro de profissões tradicionais.

Empreendedores não convencionais são aqueles que saem do óbvio e utilizam várias habilidades ao mesmo tempo, no mesmo trabalho, com o objetivo de entregar um resultado diferente daquele de um profissional convencional.

Uma economista que decide ser coach financeira com foco no bem – estar de famílias ou uma psicóloga que estuda diferentes métodos de expansão de consciência e aplica esses conhecimentos em seus pacientes, são alguns exemplos de profissionais não convencionais.

Não sou fã de rótulos, principalmente nesse momento onde a cultura do trabalho está em plena reinvenção. Sabemos hoje que algumas profissões, em poucos anos, deixarão de existir e ao mesmo tempo estamos criando as profissões do futuro que ainda não podemos prever como serão.
A mudança de mentalidade da sociedade já existe mas temos muitas gerações que estão na ativa, que foram educadas com o sistema de “rótulos profissionais” e sem eles, infelizmente, não conseguimos comunicar nossa missão.
Apesar de isso parecer injusto porque estamos de fato criando profissões do futuro, algo novo, que não existe, é preciso entender que o mundo pode não estar preparado para assimilar o que você faz sem um rótulo previamente especificado.

Com isso em mente, quero compartilhar com vocês algumas dicas que podem ajudar a criar sua frase de impacto. Uma frase que comunique de forma certeira o que você faz, trazendo as pessoas certas para trabalhar com você!

1. Simplifique

Explique o que você faz com uma quantidade mínima de informações. Escolha pontos específicos e fáceis de assimilar para gerar na pessoa a curiosidade de saber mais, sem sentir que precisa estar na mesma área que você para entender… Não caia na tentação de explicar os detalhes antes da pessoa se interessar.
Veja esses exemplos:

“Sou coach que ajuda mulheres em transição de carreira a encontrar seu propósito na vida.”
“Eu guio pessoas que querem saber como fazer marketing digital para crescer seus negócios.”
“Nosso produto ajuda grandes empresas a compilar, analisar e compartilhar dados para que eles possam tomar melhores decisões de negócios.”

2. Não use jargões ou abreviações que sejam só da sua área

Imagine que você é um economista explicando sobre sua empresa ou seu trabalho para uma criança de 5 anos. Você não vai soltar frases falando sobre EBITDA, benchmarking ou budget.
Se você está montando um workshop de como manter o cérebro afiado à medida que envelhece, você não pode explicar isso usando termos médicos que as pessoas que você quer ajudar não conhecem, certo? Mas você pode explicar usando esse próximo ponto…

3. Use Analogias

Nada melhor do que usar referências conhecidas do dia a dia das pessoas. Por isso usar analogias para explicar o que você faz pode ser uma forma interessante da sua mensagem ser inesquecível.  Se seu trabalho é um pouco difícil de entender, uma analogia pode ajudar e muito. Veja esses exemplos:

“Somos a Audrey Hepburn das agências de design: o nosso trabalho é gracioso, elegante e atemporal.”
“Sou um mestre jedi do web design – entro na sua mente e transformo seus conceitos em artes visuais incríveis.”

4. Foque em benefícios

Outra forma de colocar mais facilmente na conversa o que você faz é listar os principais benefícios da sua iniciativa. Que necessidades você atende? O que a pessoa ganha de transformador quando trabalha com você? Você pode listar 3 benefícios principais e mostrar como é incrível ser seu cliente!
Veja os exemplos:

“Eu ajudo famílias a prosperar, viajar e ser mais felizes através do controle financeiro.”
“Meu trabalho é trazer equilíbrio, consciência e paz de espírito através da meditação.”

5. Ou, foque nas dores

Tudo o que fazemos na vida tem como objetivo aumentar nosso prazer ou diminuir a nossa dor. Então ao invés de focar nos “prazeres” de trabalhar com você,  faça uma lista das dores que você ajuda a diminuir com o seu trabalho. Exemplos:

“Eu abro a sua mente para que você pare de chorar no trânsito e não se sinta sobrecarregada com sua vida todos os dias.”
“Eu guio pessoas no mundo digital para que não percam tempo e dinheiro tentando divulgar seu trabalho.”

6. Sempre saiba quem é sua platéia

Não dá para explicar o que você faz do mesmo jeito para todo mundo. Se você está numa festinha de aniversário conversando com a família, vai explicar de um jeito. Se estiver num evento fazendo networking, vai explicar de outro. Por isso tenha mais de uma versão da sua frase de impacto.

Essas foram as dicas para você comunicar o que você faz de forma simples e eficaz, gerando expectativa e curiosidade no seu interlocutor.

Mas tenho um PRESENTE PRA VOCÊ!!  Preparei um workbook para você baixar agora mesmo e criar sua frase de impacto.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR
×